Páginas

terça-feira, 17 de abril de 2012

Covidei para jantar... Realizadores de cinema



Muitos de vós já devem ter ouvido falar deste magnifico desafio criado pela Ana, do espantoso blog Anasbageri.
O convidei para jantar é um desafio criativo, que apela à mais excêntrica das nossas fantasias; ondulando por entre personalidades e vivências que de alguma forma marcaram a nossa existência...
Vamos já na 4ª edição, e é com um enorme prazer que recebo este desafio aqui no Receitas do Menu Verde.


O tema que escolhi foi: Realizadores de Cinema.
Contem um pouco da sua história, o que neles mais vos fascina, as possíveis peripécias durante o jantar, soltem essa escrita!


Para participarem devem
- Convidar um realizador de cinema; 
- Citar o blog criador deste evento Anasbageri.
- Incluir também um link para o Receitas do Menu Verde, publicitando esta edição.
- Sendo o Menu Verde um blog sem carne, peço-vos se possível para tentarem apresentar algo vegetariano, ou em último recurso com peixe.
- Para que tome conhecimento das vossas participações, deverão deixar um comentário com os vossos links neste post.
- O desafio decorrerá até dia 16 Maio. 

*  *  *



Eu convidei para jantar o Exmo. Sr. Tim Burton.


A sua mente brilhante com um humor negro esplêndido, surpreende-nos a cada filme que cria. As suas ideias geniais, pescadas directamente do íntimo do seu mundo, são únicas, um misto de fantástico e bizarro...
Os filmes mais conhecidos serão o Edward Sisorsshands, Nightmare before chrismtas, Sleepy Hollow, Big fish, Charlie and Chocolate factory, Batman etc etc..
Mas o meu filme de eleição é sem dúvida o Big fish, um apaixonante drama que  mexe com o nosso coração do principio ao fim...


Para o jantar servi...


Abóbora mãos de espinafre










Ingredientes Assado
Meia abóbora Butternut (média)
Azeite 
alecrim, sal e pimenta q.b.


Faz-se assim
Cortar a abóbora ao meio, descartar as sementes; regar com um fiozinho de azeite, temperar com sal, pimenta e um cheirinho de alecrim.
Assar no forno a 200ºC durante cerca de 30-40 minutos.
Deixar arrefecer, retirar toda a polpa da abóbora, tendo o cuidado para não danificar a casca.
Reservar a casca.


Ingredientes Recheio
Polpa assada da abóbora, cortada em pedaços
1 cebola pequena picada
1 c.chá cominhos
azeite
250gr de tofu em cubos
sumo de 1 limão
1/2 c.chá tomilho seco
1/2 c.chá tomilho fresco
sal e pimenta
100gr de espinafres jovens 


Faz-se assim
Numa sertã anti-aderente, colocamos a cebola picada com um fio de azeite; refogamos até que a cebola fique transparente. Adicionar o tofu, os cominhos e uma pitada de sal. Agitar a sertã energicamente para que o tofu fique bem coberto por todos os sabores. Regar com sumo de limão. Continuar a agitar.
Assim que o tofu comece a ficar dourado adicionamos a abóbora cortada em pedaços. Salpicar com as restantes especiarias, e continuar a agitar a sertã misturando todos os ingredientes.
Por fim adicionamos os espinafres, bem lavados e escorridos. Envolver suavemente com uma espátula de borracha (para não riscar a sertã).
Rectificar temperos.
Retiramos do lume e colocamos dentro da casca da abóbora, onde será servido.



















49 comentários:

anasbageri disse...

(YAY)
Está lindo e adorei tb a receita!
Também gostava de o convidar ;) O filme novo está ai a chegar, nós já contamos os dias!
O viking e eu gostamos tanto dele que para além dos filmes e um livro dele, até usámos duas personagens para noivos no nosso bolinho de casamento.
Escolheste um tema excelente e agradeço-te imenso tomares conta do nosso bebé este mês.

bjs bjs bjs

Ondina Maria disse...

Oh, escolheste o realizador que eu convidaria :(
Lá vou eu arranjar outro, lá terá que ser. Curiosamente, o Big Fish foi o filme dele que menos gostei... Sou apaixonada pela Corpse Bride, pelo Nightmare before Xmas e pelo Sleepy Hollow. Tb gosto da curta "Vincent"

De cozinha em cozinha disse...

Pammy
Mais um bom desafio, pelo tema e pelo pedido especial para a ementa. Já me ocorreram alguns nomes para convidar, mas vou ter que ponderar bem. Tim Burton é de facto fantástico e essa abóbora mãos de tesoura deve estgar deliciosa.
Beijinhos

Vera Ferraz disse...

Ahahah!! Acho que já "roubaste" o convidado à Ana (Anabagerie)!! O Big Fish também é dos meus filmes preferidos se bem que dele há muitos mais!! Vou já começar a pensar no teu desafio!
P.S. Também há um desfio no meu blog, passa por lá!
Chama-se "A volta ao mundo em 30 dias"
Bjinhos e muito sucesso nesta edição!!

Nita disse...

Hmmm Realizadores e vegetariano. boaaa...mal posso esperar para ver as participações! e prometo tentar contribuir. beijinhos

Pami Sami disse...

Nao sei, mas uma vez que o Sr. Burton já passou aqui por casa, estará disponivel para outros convites!
Pois estou certa que as vossas historias sera'o muito diferentes e interessantíssimas!

Pami Sami disse...

Olá Mia, nao conhecia o teu blog, mas estes eventos da blogoesfera fazem-nos encontrar assim umas pérolas! Gostei do teu convidado. e também me lembro bem dos tres mosqueteiros!
Aposto que foi um jantar bem animado!

CNS disse...

Adorei! :) Vou é ter dificuldade em escolher apenas um :)

Ilídia disse...

Belíssimo tema. Tim Burton é um dos convidados que gostaria de ver à minha mesa :) Vou já começar a pensar no meu convidado.
Beijinhos

Viciante disse...

Olá!

Obrigada pela tua visita ao meu cantinho! O bom destes desafios e darem-nos a conhecer novos locai para visitar e partilhar!

Gosto do teu cantinho e do facto de ser vegetariano! Nós cá por casa não somos, mas confesso que por vezes tenho falta de receitas assim para trazer algumas refeições vegetarianas às nossas ementas!

Gostei do tema! E o meu convidado, assim que li o tema, era o Sr. Tim Burton! Mas há tantos realizadores que pode ser que outro me faça uma surpresa!

Vou começar a pensar nisso!

Beijinho

Moira - Tertúlia de Sabores disse...

Olá Pami Sami,
Não sei porquê mas o Sr. Tim Burton vai ter que se desdobrar por muitos jantares na blogosfera :))
É também um dos meus realizadores preferidos, gosto bastante da maioria dos seus filmes e também gostei muito do jantar que lhe ofereceste.
Vou aceitar o teu convite e vou pensar no felizardo que se sentará à minha mesa.
Bj
Manuela

Anónimo disse...

Olá Pammy
Que bem que foi entregue o desafio!
E a escolha do convidado é aliciante.
A receita tem tudo para ser replicada por estes lados. A ver se não deixo passar muito tempo, já que tenho uma abóbora a pedir concretizações.
Big Fish é dos filmes que mais me impressionou. Tão denso que me remeteu ao silêncio.
Beijinho

Anónimo disse...

Olá PamiSami
Assim que vi o título do teu "convidei para jantar", soube de imediato quem haveria de convidar! Poderia ser o Tim Burton, que tb gosto muito, mas não é! Ainda não sei é o que hei-de por na mesa!
Adorei a tua receita e as tuas fotos!
Beijinhos
Sofia

Inês Ginja disse...

Olá Pammy!
Que bem escolhido tema :)
Oh, já convidaste um dos meus favoritos, o Tim Burton. Mas tenho tantos, que agora o complicado vai ser escolher.
O desafio está cada vez mais aliciante.
Gostei da tua abóbora, em jeitos "burtonianos", e as fotos.
Big Fish sem dúvida que é fabuloso, revi-o este fim-de-semana.
Um abraço.

Alice disse...

Brilhante!!!
Bem, vou ser mais uma a dizer que adoraria convidar também o Tim Burton, sou uma enorme fã dos filmes fantásticos dele!
Mas já me lembrei de outra potencial hipótese:)
Adorei o menu, essa abóbora recheada ficou lindíssima e deve ser bem aromática e deliciosa!
E gostei da tua sugestão para fazermos ementas sem carne, vai ser um desafio bem interessante:D
Beijinhos e até breve!

Marmita disse...

Muito bom o tema, mal posso esperar para apresentar o meu convidado que eu tanto adoro. O teu tb é muito do meu agrado, acho que com ele podias ter convidado o grande Johnny depp, isso é que era :) Em breve cá voltarei para te deixar o meu link. beijos

Anónimo disse...

Estás lindas as fotografias! ***

Pensei que escolhesses Tim Burton...

Da Mana, Jane

Anónimo disse...

Bahhh que parva... agora vi que escolheste mesmo o Tim Burton... ahahah

Comida e Lomos disse...

Estou a congeminar a melhor ligação receita/realizador para participar.

Adorei o teu blog, especialmente porque como muito pouca carne e estou sempre à procura de novas opções!

Se puderes, segue o meu blog! :)

Nicole

Su m disse...

Pammy,

Aqui fica a minha participação :)

http://suvellecouisine.blogspot.pt/2012/04/convidei-para-jantar-francis-ford.html

frango do campo disse...

Realizadores e um jantar vegetariano :D um desafio bem estimulante :)
Tim Burton foi uma escolha acertadíssima para este lindo banquete :) lindas fotos :) um beijo

Maria João Clavel disse...

Desafio incrível e desafiante, Mil ideias já me surgiram.
Não conhecia este blog, e já estou a gostar imenso. Muitos parabéns. Espero não falhar neste desafio.
Beijnhos

Comida e Lomos disse...

Olá!

Deixo aqui a minha participação! Espero que gostem, deu-me muito gozo pensar neste desafio e até fui ao baú rever os filmes deste realizador, que tanto marcaram a minha infância!
Obrigada pela oportunidade!



http://comidaelomos.blogspot.pt/2012/04/veggie-pot-pie-tarte-vegetariana.html

Nicole

Ilídia disse...

Olá
Aqui fica a minha participação. Adorei o tema escolhido. Se tivesse tempo, ainda convidava mais uns quantos :)
Beijinhos

http://maisacrequedoce.blogspot.pt/2012/05/uma-quiche-lorraine-para-o-mestre-do.html

Anónimo disse...

Olá Pammy
Fica aqui a minha participação
http://panelasemdepressao.wordpress.com/2012/05/03/convidei-para-jantar-clint-eastwood/
O tema que escolheste foi um verdadeiro desafio. Apetece convidar tantos. Parabéns pelo teu blog.
Beijinho

Manuela Maia disse...

Olá Pammy
Aqui fica a minha participação neste irresistível passatempo :

http://aminhacozinhaeacores.blogspot.pt/2012/04/lasanha-e-uma-palombella-rossa_29.html

Beij
MM

Mané o bolo da Tia Rosa disse...

Boa noite
Aqui fica a minha participação e o meu obrigado pelo desafio http://obolodatiarosa.blogspot.pt/2012/05/rolo-de-peixe-e-courgette-para-brian-de.html

Viciante disse...

Olá!

Cá estou para enviar a minha participação!

Não consegui não convidar o Tim Burton! Foi mais forte que eu, como se costuma dizer!

Mas ele gostou do convite, disse maravilhas dos outros jantares e agradeceu ser tão requisitado!

Aqui fica a minha participação:

http://asementasladecasa.blogspot.pt/2012/05/um-soufle-de-cogumelos-para-um.html

Beijinhos

Anónimo disse...

Olá,
Como participei nos na 2ª e 3ª edições, não resisti a também dar o meu contributo para esta quarta.
Quero dizer-te que foi com muito prazer que escrevi o texto e preparei um bloody Mary para David Lynch.
Um abraço, esperando que gostes da história e da receita.

Patrícia

http://foodwithameaning.wordpress.com/2012/05/07/convidei-para-jantar-david-lynch-e-servi-lhe-um-bloody-mary/

Estou a adorar visitar as diferentes participações.

Susana disse...

Olá Pammy, ainda não me tinha manifestado porque não sabia se ia conseguir participar desta vez. Mas finalmente consegui e aqui deixo a minha participação.

Espero que gostes :)

Beijinhos

http://belinadailha.blogspot.pt/2012/05/convidei-para-jantar-o-james-cameron.html

anasbageri disse...

Pami,
Aqui está a minha participação

http://anasbageri.wordpress.com/2012/05/10/convidei-para-jantar-ridley-scott/

bjs

De cozinha em cozinha disse...

Pami,
Aqui está a minha participação: http://decozinhaemcozinha.blogspot.pt/2012/05/convidei-para-jantar-pedro-almodovar.html.
bjs

Inês Ginja disse...

Olá Pammy!
Finalmente consegui o meu convidado :)
Aqui fica:

http://ananasehortela.blogspot.pt/2012/05/convidei-para-jantar-sofia-coppola.html

Um beijinho grande.

Anónimo disse...

Olá Pami

vim deixar a minha participação:

http://saborescomhistoria.wordpress.com/2012/05/10/convidei-para-jantar/

Manuela disse...

Pami!
O desafio passado não consegui participar, mas este não posso falhar. O teu post está o máximo e desconfio que este senhor vai ser convidado por outra pessoa também LOL
Beijinhos

frango do campo disse...

Aqui está a minha participação neste fantástico desafio

http://frango-do-campo.blogspot.pt/2012/05/tarte-de-cogumelos-e-alho-frances.html

beijinhos

Marmita disse...

Pami, Eu tb já tenho participação online. beijos

http://minhamarmita.blogspot.pt/2012/05/tofu-com-agrioes-e-um-convite-para.html

Lenita disse...

OH! 16 de Maio,,, falta pouco e gostava de participar.
Aqui em casa a não somos vegetarianos, mas gostamos de seitan e tofu e fazemos refeições vegetarianas com regularidade!
Gosto muito do teu blog!
Bjs

http://tentacoesobreamesa.blogspot.pt/

Nita disse...

Olá Pami,aqui fica mais uma pequena participação neste teu desafio absolutamente imperdivel.

http://meiatorradinhaeumpingo.blogspot.pt/2012/05/convidei-para-jantarum-frances-que-nao.html

beijinhos

Maria disse...

Olá Pami,
Aqui te deixo o relato do jantar com o meu convidado.
Beijinhos
Maria
http://oficinadaspapitas.blogs.sapo.pt/48801.html

Alice disse...

Olá Pami:)
O meu convidado finalmente apareceu!
Aqui está o relato:
http://alicenacozinhamaravilha.blogspot.pt/2012/05/risotto-de-beterraba-e-um-convite-em.html

Adorei:)
Beijinhos

Unknown disse...

Olá!

Gostaria de deixar a minha simples participação, neste interessante desafio:
http://coisasdago.blogspot.pt/2012/05/salame-de-chocolate-e-frutos-secos.html

Beijinhos
Goreti

CNS disse...

Olá Pami.

Aqui vai o meu convidado e a história ;).

http://come-chocolates.blogspot.pt/2012/05/cinema-paraiso.html

Lenita disse...

Olá Pammy,
cá está a minha participação... aproveitei e fiz uma festa, ahahah!

http://tentacoesobreamesa.blogspot.pt/2012/05/convidei-para-jantar-steven-spielberg.html

Babette disse...

Quase, quase no limite, mas aqui está!...
Recebi ontem à noite o Woody Allen para jantar!...
Foi uma noite muito engraçada!

http://afestadebabette.blogspot.pt/2012/05/uma-tarte-para-o-woody-allen-lembrar.html

Beijos
Babette

Vera Ferraz disse...

Bom dia Pammy! Fica aqui o meu jantar aventura!

http://hojeparajantar.blogspot.pt/2012/05/convidei-para-jantar.html

Bjinhos

Moira - Tertúlia de Sabores disse...

Olá Pami,
Finalmente a minha participação: http://tertuliadesabores.blogs.sapo.pt/140231.html
Beijo e continuação de bom trabalho.
Manuela (Moira)

Unknown disse...

Hello Pami,

Adorei o teu convidada assim como essas aboboras veganas recheadas.

Aqui fica a minha participacao:

http://muitomuitoacucarcomumpoucodesal.blogspot.co.uk/2012/05/sopa-de-cebola-e-um-convidado-muito.html

Muitos beijinhos e muito obrigada por teres sido uma boa anfitria.

Ondina Maria disse...

Pami

Aqui fica a nossa participação, quase na hora limite (23h01)!

http://coentrosrabanetes.blogspot.pt/2012/05/panquecas-salgadas-e-um-convidado.html

bjis